sábado, 16 de julho de 2016

O MEU DISCURSO DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA ELEITORAL NA PRAÇA YON GATO [ 15-7-2016 ]


"Estamos a chegar ao fim da campanha eleitoral.
É tempo de reflectir e, em coerência, escolher o próximo Presidente da República.
Percorri o país de Norte a Sul e a região autónoma do Príncipe.
A forma como fui acolhido faz com que chegue ao dia de hoje convictamente confiante na vitória no próximo domingo.
São Tomé e Príncipe precisa de um Presidente que saiba conduzir o país na estrada do desenvolvimento.
Que saiba acelerar quando estão em causa medidas para o país avançar.
Que saiba travar para contornar os obstáculos que impeçam a chegada ao destino que todos sonhamos desde 1975.
Só um Presidente independente, capaz de respeitar a vontade do povo soberano, equidistante dos partidos políticos, estará em condições de exercer o papel de árbitro que a nossa constituição prevê e promover o diálogo entre todos os santomenses seja quais forem as suas tendências políticas.
Só um Presidente independente e com a força do povo será capaz de evitar os perigos da concentração de poderes num só partido e as pressões daqueles que querem chegar ao poder a qualquer custo.
Nestas eleições o povo escolhe um Presidente da República. Não está em causa a escolha de um novo governo.
Como eu disse no início desta campanha. Não me candidato contra ninguém. O meu partido é São Tomé e Príncipe e, nestas eleições, acredito esse deve ser o partido de todos.
Sei que posso contar convosco. Com todos. Juntos conseguimos."